21 de abril, dia do patrono das polícias militares e civis do Brasil


Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das polícias militares e civis brasileiras, lutou pela Independência do País, em um período em que vivíamos sob o domínio e a exploração de Portugal. Tudo era refletido na opressão fiscal, nos impostos extorsivos, na corrupção e nos desmandos das autoridades lusitanas.


Tiradentes honrou com sua própria vida valores éticos e morais, valores estes inerentes à atividade policial militar. Embora este movimento de libertação não tenha atingido seus ideais, a participação de Tiradentes foi um importante fator na formação da nação brasileira.


Seu exemplo serve de motivação na labuta diária e no cumprimento de das diversas atribuições policiais, tanto na superação de obstáculos, como na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida.


Atualmente, o busto de Tiradentes, no Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis, encontra-se com máscara, simbolizando o apelo para que as pessoas sigam as orientações do Ministério da Saúde, bem como as medidas básicas de prevenção, frente à pandemia do COVID-19.


Foto: Centro de Comunicação da Polícia Militar de Santa Catarina

Destaques
Últimas Notícias
Arquivo
Procurar por assunto
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga