ABERSSESC apoia a prevenção ao câncer de mama

 

 

Outubro iniciou e com a chegada deste mês também devemos lembrar de se conscientizar da prevenção ao câncer de mama. A doença, entre os cânceres, é um dos que mais mata mulheres no mundo todo. A ABERSSESC apoia e incentiva a prevenção ao câncer de mama.

 

Dados da Fundação do Câncer mostram que até o final de 2018, cerca de 60 mil mulheres tiveram suas vidas transformadas pelo diagnóstico do câncer de mama. Serão amigas, primas, tias, irmãs, mães, filhas e militares que receberam a difícil notícia do diagnóstico.

 

Por isso, é importante o diagnóstico precoce da doença, já que é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

 

A doença

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. 

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis como praticar atividade física e alimentar-se de forma saudável.

 

Além disso, o câncer pode ser percebido em fases iniciais: nódulo fixo e indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.  

O importante é frisar que a qualquer sinal diferente no seu corpo procure um médico.

 

 

ABERSSESC APOIA O OUTUBRO ROSA!

 

 

Imagem: Reprodução/Internet

Please reload

Destaques

Projeto de Lei n.º 1.645 é aprovado pelo Senado Federal

05/12/2019

1/10
Please reload

Últimas Notícias