Presidente da ABERSSESC prestigia solenidade de lançamento o vídeo institucional e apelicativo SOS surdo do CBMSC

 

 

O presidente da ABERSSESC, subtenente Flavio Hamann, prestigiou, na manhã desta quinta-feira (26), do lançamento do vídeo institucional, aplicativo SOS Surdo e o livro “Emancipação – Imperativo Técnico”, escrito pelo comandante-geral de Honra, coronel Milton Antônio Lazzaris, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

O evento marcou os 93 anos de criação do CBM e aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, e contou com a presença do governador, Carlos Moisés da Silva, e do comandante-geral da Corporação, coronel Charles Alexandre Vieira.

 

 O vídeo institucional conta a história do CBM e retrata todas as atividades desenvolvidas pelos bombeiros militares e comunitários, bem como dos cães de busca e salvamento.

 

Já o aplicativo SOS Surdo é um aplicativo inédito para que os surdos possam acionar o socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

Apresentado pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel BM Charles Fabiano Acordi, o SOS Surdo foi desenvolvido por bombeiros militares catarinenses, da Divisão de Tecnologia da Informação, com suporte da comunidade surda, que trabalhou junto com a equipe, garantindo que, além de prático, o app também seja funcional para quem precisa. 

 

Seguindo a diretriz do CBMSC, o aplicativo foi desenvolvido em software livre, com código aberto, permitindo que outras corporações possam utilizar o material desenvolvido em Santa Catarina para auxiliar a população, assim como já são os outros aplicativos.

 

O CBMSC é a primeira corporação brasileira a ter uma ferramenta para atendimento dos surdos. Os bombeiros militares e comunitários também estão passando por treinamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a realização dos atendimentos.

 

Como último ato, aconteceu o lançamento do livro intitulado “Emancipação – Imperativo Técnico”, escrito pelo comandante-geral de Honra, coronel BM RR Milton Antonio Lazzaris, um dos grandes nomes da Corporação, por ter grande participação na história da emancipação, em 2003.

 

“Hoje o CBM completa 93 anos de implantação, prestando um serviço de excelência e qualidade a toda a população catarinense. É uma honra para mim fazer parte de tantos momentos importantes e conjuntos junto a esta Corporação. Parabéns a todos os bombeiros militares e comunitários por todo o serviço prestado”, afirmou Hamann.

 

Com informações do Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar

Fotos: SECOM

 

Please reload

Destaques

Projeto de Lei n.º 1.645 é aprovado pelo Senado Federal

05/12/2019

1/10
Please reload

Últimas Notícias