Presidente da ABERSSESC participa da solenidade de lançamento da Operação Veraneio 2017/2018




O presidente da ABERSSESC, subtenente Flávio Hamann, participou, na tarde desta segunda-feira (18), do lançamento oficial da Operação Veraneio temporada 2017/2018. A solenidade aconteceu no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, na Trindade.


“Esta é a maior operação da segurança publica em Santa Catarina que, tem profissionais qualificados e competentes para atender a todo tipo de ocorrência”, afirmou o presidente da ABERSSESC, subtenente Flávio Hamann.


Estavam presentes o governador do Estado, João Raimundo Colombo; o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba; o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan; o diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP), perito Miguel Acir Conzati; o delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz; a gerente de penalidades do Departamento de Trânsito (Detran), Graziela Maria Casas Blanco; os comandantes-gerais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Paulo Henrique Hemm e OnirMocellin, respectivamente; autoridades civis e militares.


A Operação Veraneio é a maior operação integrada de segurança pública, no qual serão engajadas todas as forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran.


Serão 78 dias de operação, abrangendo 61 municípios, sendo 29 municípios balneários e 32 municípios com características turísticas como estâncias hidrominerais, fronteiras, entre outros. São mais de 455 quilômetros monitorados de um total de 561 quilômetros de extensão divididos em 163 praias, 29 balneários e 26 estâncias hidrominerais com 405 postos de guarda-vidas. A Operação Veraneio 2017/2018 movimentou 10.545 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do Estado.


Este ano a Operação Veraneio terá a participação de policiais argentinos, decorrentes da assinatura do Protocolo de Cooperação na área da Segurança Pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones, os quais irão auxiliar no atendimento dos 1,5 milhões de turistas argentinos previstos.


Outra novidade é que o público terá um conjunto de informações para atendimento aos turistas, disponíveis nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, o qual estará disponível para acesso no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado: www.ssp.sc.gov.br.


A SSP projeta recursos superiores a R$ 33 milhões, valores utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, etapa alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis. Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a operação.


O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou a qualidade dos profissionais envolvidos. “Temos viaturas, temos equipamentos, temos os investimentos financeiros para as diárias, mas nosso grande diferencial são os profissionais que trabalham para promover a segurança nas diferentes regiões de Santa Catarina”, destacou.


“Santa Catarina promove este trabalho há muitos anos, e a cada nova edição ganhamos mais experiência, superamos desafios e promovemos a segurança de moradores e visitantes”, disse o governador do Estado, João Raimundo Colombo.


Polícia Militar

A Polícia Militar irá atuar em 146 praias, localizadas em 52 municípios, e em 26 estâncias hidrominerais. Na Operação Veraneio 2016/2017 a PMSC atendeu a 112.709 ocorrências. O efetivo a ser empregado será de 5.077 policiais, sendo 3.970 efetivo orgânico, ou seja, da própria Região, e 1.107 reforço policial.


Corpo de Bombeiros Militar

No Corpo de Bombeiros Militar a mobilização alcançará 35 cidades, totalizando a cobertura de guarda-vidas militares e civis em 159 praias, estâncias hidrominerais e balneários nas diferentes regiões de Santa Catarina.

Serão 326 quilômetros de áreas protegidas para banho, sendo 405 postos de salvamento, 19 lanchas, 32 motonáuticas, 31 quadríciclos, dois helicópteros e dois aviões.


Detalhes da Operação Veraneio


Pré-temporada: que iniciou em 5 de outubro.

Alta Temporada: de 15 de dezembro de 2017 até 4 de março de 2018 - com o maior reforço de pessoal, por todos os órgãos da Segurança Pública.

Pós-temporada: 5 de março até 15 de abril de 2018.



Fotos: Rafaela Dornbusch



Destaques
Últimas Notícias
Arquivo
Procurar por assunto
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga