Conheça a trajetória do diretor social e cultural da ABERSSESC, subtenente Edison Linhares Júnior, q


Na última terça-feira, 31 de janeiro de 2017, o diretor social e cultural da ABERSSESC, subtenente Edison Linhares Júnior, de 47 anos, entrou para o quadro da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Santa Catarina.


Linhares cursou o ensino médio no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, integrante da primeira turma (1984), mesmo sem conhecer nada da vida militar. “Usar farda e fazer ordem unida, eram novidades para mim. Na minha infância, lembro-me que adorava sonhar, fingir ser quem eu não era, como por exemplo: piloto de avião, locutor de rádio ou até mesmo dentista. Mas, nunca ingressar na vida militar”, brinca Linhares.


Quando terminou o ensino médio, em 1986, o subtenente foi chamado para ocupar uma das vagas do Curso de Formação de Sargentos, disponíveis para os alunos do Colégio Policial Militar. Ao aceitar, abandou a faculdade de Economia que estava iniciando e a inscrição para o curso de Administração.


Como qualquer aluno policial militar, Linhares também quis desistir da carreira, principalmente quando atendeu duas ocorrências com crianças durante uma Operação Veraneio. A primeira um afogamento no riozinho da Barra da Lagoa. A outra, um atropelamento de um menino na estrada da Joaquina. “Até hoje me recordo de ter chegado em casa e, chorando, dizia aos meus pais que não queria essa vida para mim. Mas, com o incentivo deles, resisti todas as demais emoções que essa profissão nos faz encarar”, recorda-se.


Após se formar, Linhares trabalhou por dois anos no 4º Batalhão de Polícia Militar, na Capital, sendo sargento Ronda, auxiliar do P-3 e monitor do curso de soldado. “No primeiro dia de serviço como sargento Ronda da área central de Florianópolis, tive que encarar uma ocorrência durante a madrugada no morro da Copa Lord, onde havia vários masculinos em vias de fato (rixa). Assim, na chegada, fomos recebidos com pedras e agressões. Foi um momento tenso, com a presença, inclusive, do choque para conter a quantidade de masculinos envolvidos e disparos de arma de fogo. Essa foi uma ocorrência em que permanecemos na delegacia até de manhã entre depoimentos e preenchimentos de termo de resistência à prisão. Uma boa homenagem de boas vindas à atividade policial militar”.


O subtenente Linhares já era 3º sargento, em 1992, quando ingressou no curso de Direito. Mesmo ano em que foi convidado para trabalhar como monitor no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, onde ficou por oito anos, até o ano de 2000.


Posteriormente, trabalhou por 10 anos no COPOM e em 2010, ano da promoção a subtenente, ingressou no setor administrativo da Diretoria de Apoio Logístico e Financeiro (DALF), desempenhando a função no setor de convênios, o que realiza com muito empenho e dedicação e com a sensação de realização profissional.


Em 2009, Linhares assumiu a função de diretor social e cultural da ABERSSESC. “Aceitei o desafio pelo desejo de lutar pela garantia dos direitos adquiridos e pelas conquistas de melhores condições de trabalho e promover a equidade social”, avaliou. Linhares ainda exerce a função de diretor social e cultural da Associação, no qual deve permanecer até abril de 2018.


“Hoje, como subtenente da PMSC e em final da carreira, olho para o passado e me sinto com o dever cumprido: ser integrante da primeira turma do Colégio Militar; ter trabalho como monitor no mesmo colégio em que me formei; ter os dois filhos estudado no mesmo colégio. Essas são sensações ímpares e que sempre lembrarei com satisfação e gratidão”, disse, emocionado.


E conclui: “Ao lembrar-me dos 30 anos de carreira, vejo muitos desafios enfrentados e superados, momentos em que houve sentimento de não conseguir chegar ao final, mas a determinação e a persistência sempre foram meu lema, e hoje finalizo mais uma etapa da minha vida com o sentimento de que queria mais. Porém, como não há mais perspectiva de permanência, somente me resta aceitar a reserva”.


Fotos: Arquivo pessoal subtenente Edison Linhares Júnior

Destaques
Últimas Notícias
Arquivo
Procurar por assunto
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga