Buscar
  • Rafaela Dornbusch - MTB/SC - 2630

“ABERSSESC: 86 anos de lutas e conquistas” – diretores são os pilares da Associação


A atual Diretoria Executiva da ABERSSESC assumiu a gestão em abril de 2015 e foi reeleita para continuar a gestão em abril de 2018 com os mesmos objetivos iniciais: lutar pelos direitos das praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar. Muitos dos nossos diretores já faziam parte do Conselho Deliberativo ou da própria Diretoria Executiva.

O atual diretor de patrimônio da Associação, subtenente Adão Cândido, já foi presidente de 2009 a 2012 e, estava na Diretoria Executiva desde 2007, aceitou o convite e o desafio proposto pelo então presidente, subtenente Macedo, para montar uma chapa e concorrer à eleição. Em meio a grandes conquistas e benfeitorias na sua gestão, ele destaca que o maior desafio foi uma dívida alta que a ABERSSESC tinha com o banco e o valor das mensalidades mal dava para associação sobreviver. “E mesmo diante das dificuldades conseguimos quitar uma dívida de 130 mil herdada de gestões anteriores e ainda construir mais uma cabana em nosso camping”, conta ele, com seu bom humor característico.

O subtenente Paulo César da Silva, diretor financeiro da ABERSSESC, participa ativamente desde 1982, quando se formou sargento e associou-se. O presidente à época o convidou para fazer parte do Conselho Deliberativo, logo depois, foi empossado como diretor de patrimônio, no qual participou de várias obras importantes para a Associação, tais como: a construção do Complexo Esportivo; obras de revitalização do camping; revitalização da sede social - como a churrasqueira e a construção da rampa que dá acesso ao Hotel de Trânsito. A cinco gestões, o subtenente Paulo César, está como diretor financeiro, no qual também participou de obras importantes para a ABERSSESC. “Nesses períodos sempre fiz questão de ser fiel para com as pessoas que depositaram confiança em mim e no meu trabalho, as quais agradeço de coração. Sempre fui fiel aos meus princípios de lealdade, honestidade e caráter, adjetivos que aprendi com meus pais na minha profissão e esses meus amigos de jornada”, disse ele, emocionado. O subtenente Paulo César é com certeza um dos mais antigos e o diretor que está a mais tempo exercendo seu trabalho frente a Diretoria Executiva.

O camping da Associação, localizado na bela praia do Santinho – Norte da Ilha – é muito bem cuidado há 14 anos pelo nosso diretor de camping, sargento Geralci Sander dos Santos e sua esposa, dona Geni. Eles deixaram sua casa na cidade de Chapecó – Oeste do Estado – para assumir o camping por apenas seis meses na gestão do então subtenente Macedo. “Em 2004, eu era Conselheiro do Interior – 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó – e sempre, em todas as reuniões – eu reclamava do abandono do nosso camping. Eu pedia e sugeria mudanças. Foi então que o presidente e o subtenente Paulo César, que já era diretor financeiro, me convidaram para assumi-lo até o final da gestão. Acabei gostando do ofício e eu e minha esposa estamos aqui há 14 anos”, contou o sargento Sander.

Para quem participa das festas e eventos realizados pela ABERSSESC não imagina o qual trabalhoso é realizá-los. É necessário fazer ofícios, ter boas ideias, pensar na comida e decoração e os vários atrativos para que seja um sucesso. “Não é fácil reunir tudo o que um evento necessita para torná-lo agradável e interessante para quem participa”, afirmou o subtenente Edison Linhares Júnior, diretor cultural e social da ABERSSESC, desde 2009, quando convidado a assumir o cargo pelo então presidente, subtenente Adão Cândido. “É preciso ter vontade, conhecimento, realizar pesquisas e pechinchar”, concluiu, aos risos.

O atual vice-presidente e diretor de esportes, subtenente Cléber de Paulo Irmão, assumiu a Diretoria Esportiva em 2009, na gestão do subtenente Adão Cândido, no qual permaneceu até 2012. Foi neste ano que ele assumiu uma vaga como conselheiro Deliberativo até 2015, quando assumiu as vagas atuais na presidência do subtenente Flavio Hamann. Como vice-presidente, Cléber é responsável por representar o presidente em ocasiões que ele não está e responder pela Associação. No cargo de diretor de esportes, é o responsável por gerenciar o Complexo Esportivo e definir o calendário esportivo da Associação. “A ABERSSESC é uma segunda casa, lugar onde me sinto bem. Como policial militar, acho importante ser representante da classe e lutar pelos nossos direitos”, disse.

Todos os diretores exercem papel imprescindível e de destaque na Associação. Eles são fundamentais para a continuação do trabalho excelente que a ABERSSESC vem realizando em prol da classe de praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar.

Foto: Rafaela Dornbusch

Arte: Vinícius Gandolfi


8 visualizações