Discurso de Posse 

 

Primeiramente gostaria de agradecer a presença de todos que vieram prestigiar esta solenidade, que junto a valorosos e valiosos companheiros, assumem comigo novamente a Diretoria Executiva da Associação Beneficente e Recreativa dos Subtenentes e Sargentos de Santa Catarina - ABERSSESC. Saúdo também os nobres amigos do Conselho Deliberativo e Fiscal.

Gostaria de registrar que na data de hoje estamos também comemorando o aniversário de fundação da nossa Associação. São 84 anos de história e luta pelos direitos dos nossos militares. Temos orgulho de fazer parte da ABERSSESC, uma das entidades representativas mais antigas do Estado.

Pois bem, hoje reassumimos esta Diretoria por mais três anos. Fomos reeleitos para dar continuidade ao trabalho que viemos desenvolvendo ao longo dos últimos três anos. Quando assumimos em abril de 2015 demos início a um novo estilo e um novo modelo de gestão aqui na ABERSSESC. E é com esse gás e com essa vontade de fazer mais que assumimos novamente, por mais três anos, esta Diretoria Executiva.

O que nos move é o espírito de renovação. Nossa proposta é baseada na representatividade, no resgate do quadro associativo, nas inovações e divulgações do nosso trabalho. Hoje estamos iniciando um novo ciclo, no qual teremos muitos e novos desafios, bem como novas metas a serem alcançadas, durante todos os dias nos próximos três anos, pela presidência, pela nova diretoria, pelos novos conselheiros e por todos os funcionários e colaboradores, visando, sempre, o associado.

 A ABERSSESC vem se consolidando como uma instituição moderna, ágil e dinâmica que está sempre preocupada em promover e fortalecer a representatividade junto aos poderes constituídos do nosso Estado.

Nos últimos três anos, lutamos para implantação do Quadro de Oficiais Auxiliares. Apresentamos pareceres, sustentações, comparecemos em diversas reuniões. Queremos que ele saia do papel e deixe de ser um sonho, um ideal e se torne real. Não tem sido fácil. Várias são as nossas dificuldades e barreiras enfrentadas. E posso afirmar que esta continuará sendo uma de nossas lutas pelos próximos três anos. Nós vamos buscar diálogo e entendimento para que ele seja aprovado. Vamos lutar para que Santa Catarina deixe de ser o único Estado do Brasil que ainda não possui o QOA. Essa é uma reivindicação da nossa categoria. Essa é uma luta nossa e na qual não vamos desistir.

O Plano de Carreira dos Praças é outra luta, na qual não abriremos mão. Queremos e devemos lutar pelos nossos colegas de farda que cumprem diariamente sua missão e que merecem ser reconhecidos e valorizados pela instituição e pela sociedade catarinense, já em tratativas com os senhores comandantes-gerais.

Nossa luta continua. Nossas obrigações e prerrogativas institucionais seguem por mais três anos. Continuaremos lutando na defesa, no fortalecimento e na ampliação de nosso quadro associativo.

Avançamos muito no setor de comunicação. Pretendemos avançar ainda mais. Queremos ampliar nossas divulgações e para tanto queremos a participação e a colaboração de nossos associados para compartilhar nossas notícias e interagir conosco.

Na busca de um anseio dos associados e compromisso da atual gestão, disponibilizamos aos associados uma assessoria jurídica que possa dar assistência de qualidade e com conhecimento na área Militar. Ano passado firmamos parceria com a Napoleão Advocacia Militar. Um escritório especialista em Direito Militar e que muito tem nos auxiliado em questões jurídicas, no qual podemos contar com o melhor em defesa de nossos interesses, sejam eles na caserna ou privados. Mulitos associados já procuraram ajuda e puderam contar com os advogados do escritório.

 

Avançamos muito também em obras e revitalizações. Na nossa sede social revitalizamos a passarela de acesso ao salão social e nossa rampa de acesso às dependências da ABERSSESC. No hotel de trânsito construímos uma suíte para melhor atender aos associados, principalmente aqueles que passam por tratamentos de saúde. Construímos um mezanino em nosso salão que aumentou sua capacidade em mais 50 lugares. Em nosso camping, localizado em uma das praias mais bonitas de Florianópolis, revitalizamos os parquinhos e cabanas. Construímos um salão para atender os associados e familiares com capacidade para reunir de forma confortável até 60 pessoas. E pretendemos fazer ainda mais. Há outras obras que precisam e devem ser realizadas nos próximos três anos para dar maior conforto e comodidade aos nossos associados e visitantes. 

Continuaremos alertas e atuantes, como sempre foi a tradição desta casa. Continuaremos com nosso posicionamento político, com posturas e proposituras institucionais e sem personalismos, conjugando os nossos pleitos aos anseios dos associados. Da mesma forma que defenderemos atitudes profissionais da nossa Associação, a presidência e a nova diretoria também terão as suas ações pautadas no planejamento estratégico, contemplando visões de médio e longo prazo.

Ainda temos muito o que avançar. Agradeço a confiança depositada a mim e a esta Diretoria que muito me honra.

Aos associados, associadas e demais presentes eu quero agradecer pela oportunidade, de mais uma vez, estar à frente desta Associação. Aos meus companheiros de Chapa e aos muitos amigos que acreditaram nas nossas propostas e nos honraram com o seu inestimável apoio, o meu muito obrigado.

Gostaria também de manifestar, em nome de todos nós, um elogio aos nossos Associados que nos antecederam, pelo muito que contribuíram, ao longo dos anos, para dignificar a nossa Associação no cenário Estadual e até mesmo Nacional. 

Por fim, agradeço a minha família e peço perdão pela minha ausência. Agradeço a minha esposa, Cláudia, minha filha Ariane e minha mãe Ilsa, pelo apoio incondicional nesses últimos três anos e nos próximos três que virão. Agradeço aos colaboradores desta casa que vestem a camisa e trabalham com afinco e dedicação.

Rogo ao Grande Arquiteto do Universo que ilumine as nossas mentes e os nossos corações para que, com fé, sabedoria e coragem, possamos transformar as nossas propostas em realidade.

                                          Muito obrigado                                          

Flavio Hamann